Posts Recentes

29 de março de 2015

Indicação de Filme #9

             HIPNOSE 
       Olá Leitores do Blog Vita Insanis, a indicação dessa semana é de muito boa qualidade, assisti por muitas vezes, e por perceber que existem poucas (ou melhor, quase nenhuma resenha) de Hipnose, na rede, devido a pouca divulgação que teve aqui no Brasil, resolvi fazer essa resenha de um filme que me deixou muito intrigado, quando o assisti. Assisti hipnose pela primeira vez, junto com um amigo, em VHS (videocassete) há uns 10 anos atrás, a gente tinha costume de se reunir nos finais de semana pra na maioria das vezes, assistir filmes de suspense. E hipnose figura na relação de nossos filmes prediletos, e assim como nós, vocês também vão gostar de todos os elementos que compõem esse filme misterioso, com certeza.

   Hipnose é um Suspense paranormal britânico dirigido por Nick Willing e baseado no romance "Dr. Sleep" escrito por Madison Smartt Bell. A história central de Hipnose por vezes se parece muito com algum dos romances de Dan Brown, mostrando seitas religiosas misteriosas, causando voltas e reviravoltas muito peculiares dos contos de Dan Brown, além de destacar e reunir quebra-cabeças ilustrados por paisagens de igrejas antigas, que destacam a paisagem urbana da cidade de Londres, que é um dos pontos fortes do enredo do filme. Onde eventualmente, o personagem principal liga as localidades das igrejas em um mapa para formar um símbolo religioso importante, o objetivo do que parece ser, uma das chaves centrais da história do Filme.

     Hipnose apresenta o Dr. Michael Strother (Goran Visnjic), um psicólogo e hipnoterapeuta de Londres que ganha a vida ajudando pessoas a se livrar do hábito de fumar. Dr. Michael se transferiu dos Estados Unidos para a Inglaterra depois de um incidente terrível em que um menino sob os cuidados dele morreu enquanto nadava, possivelmente devido a alguma sugestão hipnótica direcionada por engano, durante as sessões. Dr. Michael era especialista em telepatia e estudava a mente das pessoas que tinham problemas psicológicos, mas o que aconteceu com seu último paciente nos Estados Unidos, o desencorajou a continuar seu trabalho original, fazendo com que ele passasse a trabalhar apenas com pessoas que enfrentam o tabagismo. Um de seus pacientes, em Londres, é uma policial chamada Janet Losey (Shirley Henderson), que se trata com ele de problemas com o tabagismo, porém ela começa a perceber durante as sessões e acredita que Dr. Michael tem a capacidade telepática para ver os pensamentos de seus pacientes quando estão sob o efeito de hipnose. Janet tem trabalhado um caso envolvendo uma menina (Sophie Stuckey) que havia sido sequestrada por um serial killer ritualístico, mas conseguiu escapar. Infelizmente, a menina, que vive em constante trauma, não pode ajudar a polícia a encontrar o assassino. 
    Depois que o Dr. Michael prova sua capacidade telepática, Janet pede rapidamente a ele para ajudar e colaborar na investigação sobre o serial killer que havia sequestrado a menina . À primeira vista, o assassino em questão parece ser um sádico de proporções inexploradas. Ele gosta de tatuar suas vítimas com símbolos religiosos, injetando seu sangue em suas veias, resultando em finais trágicos para as pessoas com tipos sanguíneos diferentes. Janet acredita que Michael pode convencer a menina a revelar pistas sobre o assassino antes que ele ataque novamente.

      Apesar dos apelos de sua esposa Clara (Miranda Otto) para se manter longe, Dr. Michael se envolve no caso, e aceita consultar a garota. E numa das sessões de hipnose a garota faz alguns rabiscos num papel, que em código os leva até um arquiteto que promoveu reformas nas igrejas de Londres há muitos anos atrás, e que supostamente tem certo envolvimento com uma série de simbologias que interligam uma seita antiga, que teve inicio há séculos. Com a ajuda de Elliot (Paddy Considine), um simbologista, ele descobre que o jargão bizarro "Heather" (um símbolo deixado sempre nas vítimas pelo serial killer) faz parte desses rituais antigos da seita, e que estão relacionados diretamente as localizações das igrejas mais antigas de Londres. Com Dr. Michael e Janet cada vez mais a par dos detalhes e pistas desses crime bizarro, que os leva para uma sucessão de intrigas, violência e fanatismo religioso, até o último segundo do Filme.


     Sempre achei que Hipnose tinha sido um sucesso, de divulgação e bilheteria, de tanto que gostei, nas primeiras vezes que assisti. Porém tempos depois percebi que o Filme não esteve muito nos holofotes (aqui no país), e por muitas vezes até esquecido pela crítica especializada, não chegando a todas as pessoas, e hoje até esquecido, e pouco comentado por aqui. O Filme fez muito sucesso na Europa, onde ganhou, se não me engano alguns prêmios. Particularmente gosto muito do cinema Europeu, afinal é bom conhecer algo diferente do que é feito em Hollywood as vezes. Optem por Hipnose quando pensarem em assistir um novo filme de suspense, depois compartilhem suas opiniões aqui com a gente !!! Grande Abraço :)

Título Original: Dr. Sleep/Close Your Eyes
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Suspense
Ano: 2002
Duração: 100 minutos
Diretor: Nick Willing
Elenco: Shirley Henderson, Goran Visnjic, Miranda Otto, Paddy Considine, Fiona Shaw, Corin Redgave

14 comentários :

  1. Nossa que intensa essa história , eu particulamente achei uma história perfeitamente elabora pelo autor , eu nunca ouvir falar , a sua maneira de escrever sobre esse filme ficou bem detalhada gostei muito , beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Moça, Hipnose realmente é um filme de suspense que vale muito a pena conferir, você ouviu pouco falar, porque também não foi um filme muito divulgado por aqui. Grato, e não deixe de conferir, beijos !!! :)

      Excluir
  2. Gosto muito de filmes que contém suspense, mas prefiro terror. Esse chamou muito a minha atenção, ainda mais porque envolve hipnotismo, fiquei bastante curioso em assistir-lo. Vou vê se tem na Netflix, se eu conseguir aviso á vocês oque achei dele ;)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, Eu também assisto muitos filmes de suspense, terror, e horror/thrash, pelos meus posts todo mundo percebe que esse é um dos gêneros que eu mais gosto. Acho que na Netflix você não vai encontrar, até por essa pouca popularidade que eu citei, mas achará facilmente em torrents, no Kickass ou no Pirate Bay para baixar, e acho que mesmo sendo muito dificil tem sim DVDs em alguma loja virtual, não deixe de assistir. Forte Abraço !!! :)

      Excluir
  3. Eu simplesmente a-d-o-r-o filmes assim, com hipnose, essas coisas da mente, sabe? Super amoo! E nunca ouvi falar desse filme, se não já o teria assistido com certeza! obg pella dica. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, Então temos esse gosto em comum, porque eu também adoro, rsrsrs !!! Grato, e não deixe de assistir ele o quanto antes, vai gostar muito. Beijos :)

      Excluir
  4. Amo filme de suspense, adorei a maneira que descreveu o filme. Eu ainda não conhecia e estou super ansiosa pra ver. Valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, Grato, aposto que sim vai gostar muito de Hipnose. Não deixe de assistir, e depois conte pra gente o que achou !!! Beijo :)

      Excluir
  5. Não conhecia este filme, mas também não é muito meu estilo, não gosto de suspense e tal. Confesso que esse não tenho muito interesse de ver :( mas fica a dica né, conheço várias pessoas que gostam, já posso comentar sobre ele hahaha

    VOTE EM MIM: Isadora Adora!
    www.isadoraadora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora, poxa, mesmo que não seja a sua praia filmes de suspense, obrigado pelo comentário. E sim, quando estiver numa rodinha de amigos e sair um assunto sobre filmes de suspense, cite Hipnose, e diga que leu a minha resenha, rsrsrsrs. Beijoo :)

      Excluir
  6. Você já ouviu falar sobre O Mesmer ? Eu gostei muito e gosta de falar sobre os temas deste filme, eu acho que você poderia estar interessado na trama, efeitos especiais e produção em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, ainda não, mas pesquisarei a respeito. Muito obrigado pela sugestão !!! :)

      Excluir
  7. Muito bacana vc resenhar sobre esse filme! Eu gosto mt dele e acho q tinha potencial para se tornar um filme "cult" daqueles pouco conhecidos mas adorados pelos fãs. Fiz uma resenha dele no meu blog: realidadesalternativas7.blogspot.com.br mas de maneira bem genérica, pretendo fazer em breve uma outra resenha abordado os aspectos de ocultismo do filme no meu outro blog: ricardodias7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rick, conferi a sua breve resenha, e gostei. Também acho que Hipnose tinha tudo para se tornar um filme ainda mais popular. A resenha que fiz é também mais superficial, acredito que explorar o ocultismo embasado na trama é um ponto forte que merece ser explorado. Abraços !!!

      Excluir