Posts Recentes

22 de fevereiro de 2015

Indicação de Filme #4

O Anjo Malvado

   Olá Leitores do Blog Vita Insanis, continuando as nossas indicações semanais de filmes, hoje com um filme que marcou muito minha infância: O Anjo Malvado. Esse filme me traz ótimas lembranças da época em que assistir filme na TV aberta era muito comum, e que quando passava o comercial do filme, causava ansiedade, mexia com a nossa imaginação, e acho que até nos fazia valorizar mais, e ficar mais atentos aos detalhes do filme. O Anjo Malvado, estrelado por Macaulay Culkin, apresenta um gênero um pouco diferente do que ele vinha fazendo (conhecido pelo inúmeros filmes de comédia), por ser um misto de suspense e drama (mais pra galera que não curte muito suspense, podem assistir sem medo, pois o filme foca mais num drama familiar, do que propriamente num suspense clássico). O filme ainda conta com o ator Elijah Wood, conhecido por ter vivido Frodo na trilogia de Senhor dos Anéis.


    Sempre achei O Anjo Malvado um filme incrível e único. Por ter atores mirins como protagonistas, todo mundo acha que se trata de um filme lindo e mágico. Mas, pra minha satisfação (não sei se pra de vocês também) é o contrário. Não é por nada, mas as crianças realmente atuaram nesse filme, ainda melhor que o time adulto. As expressões frágeis e macabras, de Elijah Wood e Macaulay Culkin respectivamente, não deixam a desejar. 
    O filme começa de uma forma dramática. Mark (Elijah Wood) presencia sua mãe falecer e seu pai, pra cuidar dos negócios, resolve mandá-lo para a casa de seus tios por 3 semanas. Lá ele conhece Henry (Macaulay Culkin), que parece um menino normal como todos da sua idade. Mas no decorrer da trama, ele vai se mostrando um garoto com um senso de humor maléfico e sem um pingo de escrúpulos.

     Mark percebe sua verdadeira face e tenta alertar a família, porém em vão. Com esses surtos de alerta, a família acaba enxergando ele como um “garoto difícil que acabou de perder a mãe e está confuso”. E Henry, como um bom psicopata que é, se aproveita disso tudo pra continuar "reinando" por aí. Como se o que ele fizesse realmente se restringisse a isso. Ele se faz de inofensivo, sob o ar de "só queria ajudar".

    Mark acaba enxergando na tia (mãe de Henry) feições maternas e a partir daí Henry não esconde mais a sua verdadeira face. As cenas se desenrolam com uma naturalidade espantosa. Ele tenta matar a irmã Connie lançando-a no gelo fino da patinação. E ainda tem uma incógnita a ser desvendada. Sobre a morte do irmão pequeno, Richard. A verdade vai aparecendo e Henry se sente acuado pelas desconfianças. Aí que ele planeja matar a própria mãe (que, de acordo com ele agora, é a mãe de Mark – então, que diferença faz se ela morrer, não é mesmo?). 
      A crítica caiu em cima do filme, talvez por causa dos papéis anteriores de Macaulay Culkin (principalmente o papel que ninguém esquece em "Esqueceram de mim"), e considerou o filme pesado dimais, e "inadequado para crianças". Mas o que diabos tem a ver o filme ter crianças atuando, e ser obrigatoriamente para o público infantil ? O filme teve classificação de 14 anos, o que limita e restringe do alcance do publico infantil (só se os pais autorizarem a locação, na época VHS), e pelo ao menos aqui no Brasil, também não me lembro desse filme ter sido exibido em sessões a tarde, ou mais cedo. Me lembro de ter assistido na Band em sessões a partir das 22:30, e na Globo no Corujão, por isso achei blefe da crítica em geral. Também gostei do título que deram pro filme aqui no Brasil (em geral sempre critico), achei melhor e mais adequado aos fatos, O Anjo Malvado, do que o sarcástico titulo original "The good son". E acho ainda que foi umas das melhores atuações do Macaulay Culkin (se não a melhor), revelando um lado mais pretensioso e psicopata do ator (que por sinal, acabou levando esse lado pra vida pessoal, infelizmente). 
    Enfim, O Anjo Malvado figura em minha lista de indicações por apresentar esse ótimo enredo, que combina essas ótimas atuações. E que mesmo tendo recebido muitas críticas, por supostamente "dar maus exemplos", acho que a intenção particular do roteiro do filme é alertar as pessoas da possibilidade de qualquer criança mimada dimais assumir um comportamento mais agressivo, dentro da própria família. Eu, particularmente considero um dos melhores filmes que já assisti, e por isso indico a vocês. Forte Abraço !!! :)

Título Original: The Good Son
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense/Drama

Ano: 1993
Duração: 87 minutos
Diretor: 
Joseph Ruben
Elenco: 
Macaulay Culkin, Elijah Wood, Wendy Crewson, David Morse, Daniel Hugh Kelly, Jacqueline Brookes, Quinn Culkin, Ashley Crow, Guy Strauss, Keith Brava

31 comentários :

  1. Olá Mirela, esse filme é ótimo, assisti muitas e muitas vezes! Realmente não fez o mesmo sucesso que Esqueceram de Mim mas a atuação dele está incrível. O filme é forte e o final surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceram de Mim é um filme pra todas as idades, já o Anjo Malvado só é recomendado pra um público adulto, porque acredito que mexeria muito com o imaginário das crianças e não seria um bom exemplo.

      Excluir
  2. Olá Mirela, esse filme é muito bom, já assistir inúmeras vezes e percebo sei o tanto de crítica que esse filme teve que aturar. Ele não teve a mesma fama que Esqueceram de Mim, mas em si o filme é muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom, bem interessante e com um final fantástico! beijos

      Excluir
  3. Já assisti esse filme algumas vezes e realmente achei ele muuuito bom , amo o final desse filme e surpriende muito , a atuação desse garotinho realmente e otima em todos filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katiane, final surpreende mesmo, e acho um final muito adequado pelo que aconteceu no decorrer do Filme !!! Beijos :)

      Excluir
  4. Boa dica! Eu vi esse filme há bastante tempo e também o achei muito bom, daquele em que cenas que dão tensão e o final é ótimo. Acho que as dicas de filmes são bem legais, um divertimento garantido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda Midori, Que bom que gostou das dicas de filmes, procuro sempre indicar os que marcaram muito, e que acho que as outras pessoas também ia gostar de assistir. O Anjo Malvado tem muitas cenas de pura tensão, e claro como você citou, o final é muito bom !!! Beijos. :)

      Excluir
  5. Deu até vontade de assistir ao filme ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, não deixe de assistir o filme, com certeza vai gostar muito !!! Beijos. :)

      Excluir
  6. Não gosto muito de filme de drama, mas adoro filmes antigos e acho que vou dar uma chance para esse. Adoro os filmes do Macaulay Culkin "Esqueceram de mim" me divirto horrores kkkk Beijos! Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, grato pelo seu comentário !!! Não deixe de assistir, aposto que vai gostar muito desse, pela boa construção das cenas e um suspense moderado, o drama mesmo fica mais por parte de acontecimentos familiares. Beijos !!! :)

      Excluir
  7. Só eu não conhecia este filme? Mas adorei o jeito como você o apresentou. Eu não gosto de filme de suspense, mas adoro drama. Eu fiquei muito curiosa para ver o Macaulay aprontando, o gif dele fumando já chamou muita atenção, por saber o rumo que ele tomou na vida. O papel deve ter caído como uma luva rs enfim, agradeço a indicação, irei conferir. Bjk.

    http://www.isadoraadora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora, grato por seu comentário. Muita gente também não conhecia esse filme, até pelo tempo que já se passou, e não ouve nenhuma remasterização oficial do Filme, o que também evita que o filme esteja novamente nos holofotes. O gif dele fumando é bem chocante mesmo, até mesmo pelo caminho que ele veio a tomar nos tempos atuais. Não deixe de assistir, e depois diga o que achou pra gente. Beijos !!! :)

      Excluir
  8. Ainda não assistir mas ele parece ser ótimo pelo o que você fala , vou assistir esse fim de semana adorei a dica , beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii moça, que bom que gostou da dica, toda semana estarei indicando alguns filmes que me marcaram e que também acho que as pessoas gostariam de assistir. Esse é mesmo muito bom, valerá muito a pena assistir, depois venha nos contar o que achou !!! Beijos :)

      Excluir
  9. Ah que ótima a resenha. Amo quando vocês falam de filmes aqui né, já disse que adoro novas indicações de filmes e séries pois sou muito viciada ahhaha
    Esse filme eu já vi a muito tempo também e adorei assim como você e concordo super na observação da atuação das crianças. Arrasaram, ótimo filme.
    Parabéns, sucesso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, obrigado pelo elogio. Então temos gostos muito parecidos, porque eu também sou viciado. kkkkkkkkkkkkk. Beijos !!! :)

      Excluir
  10. Adorei a resenha. Esse filme de certa forma marcou a vida de muita gente!
    Suas resenhas sobre filmes são sempre interessantes. Sempre fico com vontade de ver esses filmes que você comenta. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado, sempre estarei indicando filmes semanalmente, sempre procurando escrever resenhas de fácil entendimento, e que vão causar curiosidade e vontade de assistir nas pessoas. Beijo :)

      Excluir
  11. Não conheço o filme.
    Eu adorava os filmes que o Macaulay Culkin fazia. Deve ser estranho ver ele em um filme de suspense, pois acaba se acostumando com as comédias e armadilhas feitas por ele.

    http://elisandra-drehmer.blogspot.com.br
    Biejos,
    Elisandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Elisandra, realmente esse é o impacto inicial que o Anjo Malvado causa, ver Macaulay Culkin num papel totalmente oposto ao que a gente se acostumou a ver. Mas o filme é ótimo, não deixe de assistir. Beijos !!! :)

      Excluir
  12. Nunca ouvi falar desse filme, gostei da indicação (ótima resenha), agora vou procurar esse filme para eu poder conhecer, fiquei muito curiosa.

    hardbanger.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, muito obrigado, aposto que vai gostar muito de assistir O Anjo Malvado. É um daqueles filmes que não podem ficar de fora da lista. Depois conta pra gente o que achou. Beijos !!! :)

      Excluir
  13. Adoro filmes com esse ator, acho ele talentosíssimo!
    Porém juro que ainda não vi esse, rs
    Vou procurar e te conto o que achei.
    Beijocas
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, Muito talentoso mesmo, procure e assista, você vai gostar muito. E não deixe de nos contar. Beijos !!! :)

      Excluir
  14. Acredita que nunca vi esse filme? o.o Acho esse ator incrível! A resenha está impecável! beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lydianne, poxa, mais ainda ainda está em tempo, não deixe de assistir. Obrigado pelo elogio. Beijooss !!! :)

      Excluir
  15. eu era fã do Macaulay culkin quando criança e por volta do ano de 1994 minha mãe pensando ser mais um filme infantil dele acabou alugando pra eu assistir, eu tinha 6 pra 7 anos e na época o filme era lançamento e nem pensava em passar na tela quente como aconteceu anos depois, muitos conheceram o filme depois que passou na tv aberta pois ele foi mal divulgado,quem lembra do vhs sabe que a capa engana e esconde o tema real, minha mãe ficou pasma com a história e principalmente o final que mais prende do que a história toda, eu amei o filme e lembro que a fita não parava nas locadoras, sempre estava alugado, depois que eu assisti a primeira vez fiquei doido com a história e toda vez que minha mãe ia na locadora tinha que alugar esse filme senão eu tinha um treco, eu olhava pra prateleira de suspense de longe e já sabia que o filme estava ali só pelas características da capa kkkkkkkkk era tipo telepática a coisa, na minha mente de criança se a locadora não tivesse o anjo malvado em sua prateleira de suspense não era uma boa locadora kkkkkk depois comprei uma cópia e ela quebrou, aí juntei dinheiro, minha mesada fui lá e comprei outra, minha mãe vivia falando que eu iria calçar fita e vestir fita pois meu dinheiro era só pra fitas vhs, eu tinha uma obsessão por fitas vhs, acho que foi porque na escola sofria muito bullyng e quando chegava em casa e colocava os filmes eu viajava nas histórias e queria estar ali, se pudesse eu entrava dentro da tv só pra fugir da dura realidade, no total as cópias que tive do filme o anjo malvado foram 8 cópias, ainda tenho uma , estou com 27 anos kkk o tempo voa, sem contar que assistia todo santo dia com medo da fita embolorar, minha mãe brigava comigo dizendo: ô alucinado! de novo esse filme? kkkkkkkkkkkk pois bem! eu tinha muitas fitas, tinha twister, titanic( que eu fiz um show nas lojas americanas, me coloquei de joelhos pra minha irmã comprar e o namorado dela comprou kkkkkkk) daylight, congo, o rio selvagem, o livro da selva, independence day, casper, o mundo perdido- jurassic park,etc... os anos 90 foram tudo pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, esse filme realmente é muito bom. Eu tenho 21 anos e pra mim a década de 90 teve muito filme bom(mas só vi a maioria nos anos 2000). Adorei sua história, acredito que quando a gente realmente gosta de algo tudo vale a pena, infelizmente eu não tenho nenhum VHS, mas adoraria ter vivido nessa fase e ter colecionado fitas, máquina de escrever(meu sonho ainda é comprar uma).
      Beijos!

      Excluir