Posts Recentes

8 de maio de 2015

Viajando Pelo Mundo Numa Kombi

Olá galerinha do Vita Insanis, a maioria das pessoas sempre pensou em viajar pelo mundo, conhecer vários lugares e conhecer varias culturas diferentes, mas poucos tem coragem ou condição financeira pra realizar esse desejo. Mas ainda existem exemplos de pessoas que saem pelo mundo e abrem mão do conforto de uma casa, de um emprego com renda fixa. 
Camila Augusto dos Santos, brasileira, geóloga, 25 anos e Leopoldo Palomeque, argentino, licenciado em administração, 32 anos. Saíram viajando pela América Latina de Kombi, isso mesmo, de Kombi! Fiz uma pequena entrevista com a Camila e ela contou sobre essa experiência.




1. De onde surgiu a ideia de morar numa Kombi? O início foi difícil? Sua família foi contra?
Faz alguns anos que sonhava em viajar numa kombi, porém não me animava fazer isso sozinha. Assim que comecei viajando de mochileira pelo Brasil e depois de passar 2 meses de uma viagem que ia ser de mais ou menos 1 ano pela América do Sul, conheci meu companheiro. Ele havia começado sua viagem pelo mundo fazia 1 mês e meio numa kombi, na Argentina. Começamos a viajar juntos, isso já faz 1 ano (é muito engraçado porque sempre fazia a brincadeira que ia conhecer um argentino em uma kombi). No começo foi difícil a mudança abrupta de planos de viagem e a convivência diária em um espaço tão pequeno com outra pessoa desconhecida, e também porque começava o inverno e estávamos no Sul do continente. Foi um processo de mudança e adaptação para os dois, porém com a ajuda do "amor" se tornou mais fácil.
Minha família sempre me apoiou nas minhas decisões, querendo ou não eles que me despertaram a paixão de viajar desde criança. 



2. A quanto tempo vocês moram numa Kombi? Qual a fonte de renda de vocês?
Como disse antes, faz 1 ano que moramos e viajamos na Kombi. Nossa fonte de renda é a venda de artesanato, fazemos pulseiras, brincos e pingentes de macramê e alpaca, com pedras polidas. Também vendemos minerais em bruto para coleção. O bom da Kombi é que ela por si só chama atenção, e isso nos ajuda muito nas vendas. Tentamos sempre vender em ruas e praças do centro da cidade, ou nas costaneiras, onde tenha movimento de pessoas para assim sempre ficar na frente da Kombi. A kombi é simpática, atrai as pessoas, muitos se aproximam só para ver como é por dentro e perguntar da viagem.


3. Qual é a melhor e a pior parte de se morar numa Kombi?
Creio que é uma questão de adaptação morar numa Kombi. Quando conheci a Leopo, meu companheiro, o interior da Kombi estava adaptado para uma pessoa, viajamos todo o ano passado assim, e com o tempo fomos percebendo que era necessário fazer algumas mudanças para melhorar o ambiente. Assim no fim do ano, desmontamos todo o interior, deixamos sem nada, e desenhamos como deveria ser para nós. Colocamos mãos a obra e com a ajuda de nosso cunhado, fizemos nós mesmos todos os móveis. Sentíamos a necessidade de uma cama mais larga, móveis para guardar todas nossas coisas, a possibilidade de armar uma mesa dentro, um móvel de temperos e coisas de cozinha, etc. Hoje em dia já nos sentimos muito a vontade na nossa casinha. Lógico que tem alguns pontos negativos de morar numa kombi, por exemplo, a falta de banheiro, temos que estar sempre procurando posto de gasolina e lugares que deixam usar o banheiro. Outro fator que nos incomoda um pouco é não poder estar de pé na kombi, sabemos que ao passar dos anos, vai fazer muito mal para nossas colunas, por´isso temos planos de conseguir adaptar um teto mais alto. Fora esses dois fatores, creio que nos adaptamos muito bem na vida de kombi, é um trabalho de desapego material, já que tudo o que temos e que necessitamos tem que entrar nesse pequeno espaço. Já sabemos que sempre que vemos uma torneira disponível temos que lavar louça. Cada coisa que temos tem um lugar certo na kombi, assim que criamos o hábito de ser organizados e sempre colocar de volta cada coisa em seu lugar, porque se não em pouco tempo vira uma bagunça. E o lado positivo é poder estar viajando com uma "casa", nunca pagamos hospedagem, podemos ir para qualquer lugar sem a preocupação de "onde vamos passar a noite?", podemos levar coisas importantes para nós, que com uma mochila não seria possível, e podemos ter esse sentimento de "sentir-se em casa" em qualquer lugar do mundo.


Você pode acompanhar a vida desse casal pela página no Facebook, Viajeros de um Mundo Utópico

 Até Mais!

18 comentários :

  1. Cara que legal!
    Meu sonho viajar pelo mundo, mais e a coragem? rs
    Uma vez vi no programa da Fátima Bernardes um casal que vendeu tudo pra viajar pelo mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, sou Camila, a que está viajando hehehe. Conheci esse casal em uma das minhas viagens, são os Day trippers. E creio que é necessário mais coragem para viver numa rotina do que viver assim....Animo que se pode!!!!! O importnate nessa vida é realizar os sonhos, viver os sonhos e ser Feliz!!!! Bjoss

      Excluir
  2. Muito legal sua entrevista, viajar assim é o maximo, pois pode passar por cada lugar lindo que numa viagem comum não é possivel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, sou a Camila da entrevista. Muito obrigada pelo comentário. E assim como você disse, é muito lindo estar vivendo viajando, é uma outra forma de vida, muito linda e mágica!!! Bjos

      Excluir
  3. Caramba que legal hahaha! Relembrei quando estava no ensino médio e eu e meus amigos falávamos que íamos viajar o mundo de van hahaha Que nostalgia boa!
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais desse casal incrivel e corajoso.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dayane, sou a Camila da entrevista! Que legal que no ensino médio tinham esse sonho, é muito bonito poder realizar uma viagem-vida assim. Obrigada pelo comentário! Bjos

      Excluir
  4. caracaaaaa, achei super bacana a ideia, tem que ter muita disposição pra praticamente "morar" numa combe emm ,, ta de parabens e amei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Drika, sou a Camila da entrevista! É necessário disposição, porém é muito gratificante viver assim, acaba percebendo que precisa de muito pouco para viver!!! Obrigada pela mensagem!!! Bjos!

      Excluir
  5. Mannnnnnnn, que incrível! Meu melhor amigo sempre falou que viajaria numa kombi, mas eu nunca imaginei que houvessem pessoas que realmente o fizessem.
    Se eu tivesse mais coragem, seguiria o exemplo.
    Aliás, adorei o post e a entrevista.
    Abraços, Nanda
    Blogueira de Nandalandia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nanda! Sou a Camila da entrevista. Muito legal teu comentário, a parte que fala que não imaginasse que houvessem pessoas que fizessem isso. Se você soubesse a quantidade de viajantes que vivem assim em uma kombi, ia ficar muito surpresa. E o mais legal é que existem como clubes de kombi, e só de ter uma kombi, te abrem muitas portas, aqui em Chile, estamos ficando sempre na casa de pessoas que tem kombi ou que viajam em kombi. E e necessário menos coragem do que você imagina!!!! Bjoss!!!

      Excluir
  6. Muito legal, eu tenho algumas experiências como peregrino, pena que não consegui ainda ir a maioria dos lugares que eu tenho vontade, mas vou lutar para isso. É muito interessante e meio que inspiradora a história e o fato de viajar o mundo sem muitas preocupações. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pedro, sou a Camila da entrevista. Antes eu sempre viajava pelo Brasil com uma data de volta, até que um dia estava cansada de viajar assim e decidi viajar sem um plano e sem data de volta..e ao estar assim aberto, a mágia acontece, eu conheci meu companheiro e hoje em dia estou realizando um sonho que era viajar assim, e ter essa vida-viagem ehheeheh. Lute pelo que você acredite que é melhor para você!!!!!!! Bjos

      Excluir
  7. Nossa que irado cara , porém nunca teria coragem kkkk ;-; , ela e ele são muito corajosos e achei muito interessante essa forma de vida e de viajar ainda não tinha ouvido falar de alguém que viaja ou vive em uma kombi , beijos muito legal o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, sou a Camila da entrevista. Muito obrigada pela mensagem e é necessário menos coragem do que imagina hehehe...é uma forma de vida muito gratificante e emocionante. Todos os dias são diferentes e únicos!!! beijoss

      Excluir
  8. Parece mentira de tão legal que é kkkk
    Meu sonho, tenho que confessar, é viajar o mundo em uma kombi. A história deses dois é muito inspiradora para quem já tem essa vontade rsrs
    Ameeei o post!
    Beijos =*
    http://blogflorescencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gi!! Sou a Camila da entrevista. Muito obrigada pela mensagem!!! E não perca tempo, realize teu sonho!!! E qualquer dúvida pode mandar mensagem, que respondemos!!!
      Bjos!!

      Excluir
  9. Cara, é tão legal que chega a ser bizarro hahahah eu não me imagino viajando o mundo dentro de uma kombi, mas com eles, vendo as fotos.. e tal.. parece ser tão mais fácil.. hahahah mt legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa, sou a Camila da entrevista! Obrigada pela mensagem! E assim como você escreveu, é mais fácil do que parece, é emocionante, é mais barato, é muito mágico!!! Bjoss

      Excluir