Posts Recentes

5 de abril de 2015

Indicação de Filme #10

          UM DIA DE FÚRIA  

       Olá Leitores do Blog Vita Insanis, hoje eu vou indicar um filme, que critica duramente o sistema e mostra de forma até por vezes sarcástica, e na maioria do tempo dramática a trajetória de um cidadão completamente estressado e esgotado pela repetição diária que a sociedade nos impõe e obriga: UM DIA DE FÚRIA. Um dos meus favoritos desse gênero que mescla Drama e Suspense, assisti por muitas vezes no SBT (a dublagem é até razoável), e recentemente assisti novamente em DVD (claro sempre com o áudio original), e sempre achei "UM DIA DE FÚRIA" muito empolgante, por todos os elementos que apresenta, desde o drama profundo que o protagonista sofre, até mesmo pelas partes bem montadas e imaginadas para criticar na contramão os exageros praticados dentro da nossa sociedade. E mesmo sendo um drama, focado num dia completamente insano na vida do personagem principal, o filme pode tirar boas risadas do espectador também, principalmente se vocês tiverem um humor um tanto quanto ácido como o meu.
       Antes de começarmos a resenha do filme, imagine um dia terrível, que começa ruim desde o momento que você acorda. É um daqueles dias que faz você relembrar os mais péssimos acontecimentos de sua vida para te deixar ainda mais furioso. A vida moderna, especialmente nas grandes cidades, propicia muitos momentos desgastantes, graças ao seu ritmo de vida alucinante e estafante, que a cada dia procura ser mais dinâmico, privilegiando a velocidade da informação e das atividades que realizamos diariamente. O grande problema, entretanto, é que esta busca gananciosa por um estilo de vida cada vez mais "dinâmico" acaba prejudicando o que de melhor nossa vida pode oferecer, aqueles momentos em que nos esquecemos de tudo, apenas para relaxar e deixar o tempo passar. Exatamente por isso, este ritmo acelerado é responsável pela proliferação de pessoas cada vez mais estressadas, que, diante de tantas situações irritantes, podem acabar explodindo de uma maneira ou outra. E é justamente o momento de explosão de uma pessoa comum que este interessante "UM DIA DE FÚRIA" retrata com precisão, aproveitando ainda para criticar as inúmeras situações que a vida nas grandes cidades apresenta e que colaboram para que isto aconteça. Por mais que lá fora esteja um dia lindo, uma linda manhã, tudo acaba acontecendo contra você, o levando a um ponto de ruptura, e todo o ódio contido dentro da gente para não machucar ninguém acaba saindo. Então você resolve dizer: "Foda-se tudo e todos, e ninguém vai me impedir de fazer o que me dar na telha hoje."


       Na trama, William Foster (Michael Douglas), após perder seu emprego decide ir ao encontro de sua ex-mulher Beth (Barbara Hershey) e sua filha (que faz aniversário), apesar de estar impedido legalmente de fazer isto. No caminho, ele é obrigado a enfrentar o trânsito congestionado da cidade de Los Angeles, debaixo de um sol escaldante e em meio à grande poluição. Mas na verdade William Foster não está com raiva só por causa do engarrafamento, ele está também perturbado emocionalmente. Perdeu o emprego, acabou de se divorciar e mora com a mãe porque sua situação financeira não lhe permite comprar uma casa nova. Para piorar ele não admite que seu casamento acabou e sua ex-mulher o proibiu de ver a filha. Irritado, preso no engarrafamento, e com mil coisas passando por sua cabeça, William toma uma decisão, simplesmente abandona o carro no túnel diante das reclamações dos outros motoristas e sai andando no sol, em meio a poeira e aparentemente sem destino.

         Ao parar para tentar fazer uma ligação, ele acaba indo a uma lojinha para tomar uma coca-cola, o dono da loja é um oriental mal educado que vende suas mercadorias a preços absurdos e a coca-cola é uma das coisas caras que deixa William revoltado. Não suportando a exploração financeira e a tamanha grosseria do dono, ele toma para si um taco de baseball e detona a loja e surra o oriental. Eu achei a cena de uma genialidade impagável, merecida surra. A partir daí ele vê que não tem nada a perder e exala a fúria em todos que passam por seu caminho, começamos a acompanhar um cara massacrado que inverteu os papéis. 
       Quando sai da lojinha sob os estragos que fez, Willian enfrenta uma gangue (por motivos sem muita explicação) que tenta matá-lo, porém não conseguem, e os mesmos bandidos acabam mortos. William fica com a sacola de armas que os bandidos da gangue carregavam e inicia sua saga de literalmente "UM DIA DE FÚRIA". Com acontecimentos tão incomuns, o policial Martin (Robert Duvall), persegue William que está aterrorizando as ruas, em um dia nada bom para ele também, pois sua aposentadoria está próxima, sendo o último dia de trabalho como policial. Willian não fere inocentes, criancinhas, apenas quer castigar as pessoas que considera culpadas por ter chegado a tal ponto. Uma das minhas cenas preferidas é quando ele para em uma lanchonete, uma clara referência ao McDonald’s, e crítica todo o sistema da franquia, "sabe o hambúrguer que a gente vê na foto, grande e bonito, dá uma fome e você pede, quando eles trazem você vê a realidade, totalmente diferente da foto, uma propaganda enganosa. É uma das formas que ele satiriza o capitalismo, causando até certo humor, em suas falas desesperadas.
         Considero William um anti-herói, ele não é aquele que salva vidas, faz bondades, mas é aquele cara que mata um lojista nazista porque odeia a ideia de preconceito de todas as formas concebíveis. É aquele cara que não se encaixa na mais alta esfera econômica por que é um desempregado. O roteiro todo é composto por diálogos bem ferozes, frases de efeito que grudam na sua cabeça e diversas formas de crítica a uma sociedade consumista. Michael Douglas no papel de Willian Foster faz jus a sua fama de ator completo, e se garante, a forma como ele coloca a raiva em suas caras e bocas é simplesmente inesquecível. É uma daquelas atuações que você imita em frente do espelho, para ficar preparado para um possível dia de colapso (rsrsrs).
          De toda forma, "UM DIA DE FÚRIA" é uma crítica diferente e forte, digna de uma análise mais detalhada (que espero que vocês façam ao assistir o filme), afinal um homem com a vida pessoal e profissional sem rumos esta sujeito a ter um colapso emocional a qualquer momento. Apenas assistam e repitam a cena do engarrafamento, com certeza chagarão a conclusão de que é bom sempre abrirmos os olhos enquanto estamos parados no trânsito, pois qualquer pessoa em volta pode, de uma hora pra outra, resolver largar tudo pra trás. Não deixem de assistir, e por favor não entrem em desespero, grande abraço :) !!!


Título Original: Falling Down
Países de Origem: EUA/França/Reino Unido
Gênero: Drama/Suspense
Ano: 1993
Duração: 113 minutos
Diretor: Joel Schumacher
Elenco: Michael Douglas, Robert Duvall, Barbara Hershey, Tuesday Weld, Rachel Ticotin, Frederic Forrest, Lois Smith, Joey Hope Singer, Raymond J. Barry, D.W. Moffet, Steve Park, Kimberly Scott e James Keane

20 comentários :

  1. Um bom filme, até porquê o Michael Douglas é um exímio ator! Seus filmes sempre puxam atenção e a capacidade de atuar dele também. O filme é um espelho de uma sociedade em que vivemos e é ultra interessante por isso mesmo, o fascínio é grande porque ele faz algo que muitos querem e que muitos já pensaram em fazer, o motivo real do filme é como se fosse a válvula de escape que tem o limite, esse limite é rompido. O filme nos proporciona esse "alívio" e nos faz estarmos lá.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua visão sobre o Filme meu amigo Rovert, exatamente tudo que você disse, o filme nos faz se sentir aliviados também por instantes, e da mesmo a sensação de estarmos na pele do personagem principal, dizendo um foda-se para todas as coisas que a sociedade nos expõe e explora. Grande Abraço :) !!!

    ResponderExcluir
  3. Andrei você já sabe como eu sou né? Se tiver na netflix eu assisto, porque adoro sua recomendações kkkkk. Esse filme vai entrar na lista viu kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Vitor, já percebi, você gosta muito de assistir o catálogo do Netflix. Eu também usei o serviço por um bom tempo, mas a falta de lançamentos, e a limitação do catálogo de Filmes me fez cancelar a assinatura do serviço. Hoje sou usuário do PopCorn Time. Acho que talvez não encontrará "Um dia de Fúria" no Netflix. Mas baixe ele, ou tente o PopCorn Time que é grátis, não deixe de assistir. Abraço !!! :)

      Excluir
  4. Meu pai adora esse filme! Você sempre dá dicas que ele ja viu e falou trocentas vezes comigo sobre hahaha Por mais que eu nunca tenha visto, gosto so pelo o que ele narra.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, Já percebi que o seu Pai tem um bom gosto assim como eu, espero que você siga a mesma linha de preferências dele (rsrsrs). E esse você não pode deixar de assistir, vai gostar muito. Beijos :)

      Excluir
  5. Nunca ouvi falar hahahaha
    mas super me interessei! valeu a dica!

    bjss!

    http://marianecostamelo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mariane, De nada, Dicas toda semana na Indicação semanal, não se esqueça de conferi-las sempre (rsrsrs). E quando puder, assista a "Um dia de Fúria". Beijos :)

      Excluir
  6. Já assisti esse filme a muitos anos, mostra como o nível entre a sanidade e a insanidade é fragilíssimo, ele perdeu totalmente a tolerância como se algo se desliga-se na sua percepção. Gostei do filme na época que assisti e assistiria de novo.
    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Midian, realmente é um filme que nos põe em reflexão, e claro quando puder assista de novo, eu sempre assisto um filme que gosto muitas vezes, porque assim entendo os pequenos detalhes de forma ainda mais detalhada. Beijos :)

      Excluir
  7. Não tinha escultado falar desse filme , gostei muito do seu jeito de falar do filme , parece um filme com um contexto muito interessante , tchauu beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moça, muito grato, que bom que gostou. Sim é um filme com um enredo muito bem construído, com essa temática da explosão de reações ao stress e o foco na perda de controle de um cidadão diante da situação em que ele estava passando. Não deixe de assistir, e depois volte e nos conte o que achou. Beijo !!! :)

      Excluir
  8. Faz muito tempo que não leio uma resenha inteirinha sem me entediar...rs. Conforme fui lendo o seu post, fui imaginando as cenas na minha cabeça. Vou ter que assistir esse filme, com toda certeza.
    bjs

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen, muito grato, que bom que gostou da resenha. Confira também as outras resenhas de semanas anteriores. E claro não deixe de assistir "Um dia de Fúria", vai gostar muito, é um filme muito imersivo e intenso, e claro depois conte-nos o que achou. Beijo !!! :)

      Excluir
  9. Esse filme é antigo, mais é muito bom, adoro a historia dele,
    vou ser sincera com você, tem momentos da minha vida que
    já deu vontade d fazer isso, sabe aqueles que você acorda só
    pra dar tudo errado!!! então! é muito tenso, além de que esse
    ator é muito bom. mil beijosss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, é um filme antigo sim, porém é muito bom. Também já tive vontade de ter reações semelhantes as do Willian (claro que um pouco menos intensas é obvio), mas é preciso tomar isso como exemplo realmente, se não é óbvio que perdemos o controle. E claro o Michael Douglas é um ator muito bom, e atua impecavelmente em "Um dia de Fúria". Beijo :)

      Excluir
  10. Não conhecia o filme, mas como todos os filmes que já foram indicados aqui eu super gostei, tenho certeza que vou gostar desse também haha
    Assistirei, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dayane, que bom que gosta das indicações. Pode assistir a todos, porque são ótimos, e esse dessa semana, você vai gostar ainda mais !!! Beijo :)

      Excluir
  11. Interessante...ja vou ver o trailer...eu gosto desse tipo de filme...Valeu pela dica...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela, assista o trailer e aposto que vai ter ainda mais vontade de conferir o filme na íntegra. De nada, sempre acompanhe as nossas dicas semanais aqui no Blog. Beijo :)

      Excluir