Posts Recentes

19 de fevereiro de 2015

10 Dicas Para Blogueiros Iniciantes

Olá queridos leitores, estou nesse mundo da blogosfera a mais de 1 mês e resolvi dar algumas dicas sobre os erros que mais percebo nesse meio, eu sei que não sou muito experiente, mas tem coisas que não importa a quanto tempo você tenha um blog você sempre vai gostar ou odiar. Então vamos as dicas. 



1. Comentários Indesejados. 

Imagine a seguinte história, você passa horas preparando um post super caprichado, com ótimas imagens, formata o texto pra tudo ficar perfeito, posta com todo o carinho e espera um comentário legal dos seus leitores e uma menina vai lá e comenta: "Adorei o post, segue meu blog", "Adorei o seu blog, estou seguindo, por favor siga o meu também". Imaginou? Se fosse com você, você ia gostar? Aposto que não! Não é errado colocar o seu link no final do comentário, mas escreva algo legal pra blogueira querer retribuir seu comentário. Leia o post, e depois escreva algo relacionado e no final coloque só o seu link, não precisa pedir pra fazer nada, apenas deixe lá e terá grandes chances de ser retribuído.  

2. Saiba Divulgar 

Eu sei que você quer que todos leiam e visitem o seu blog, mas não seja inconveniente, existem vários grupos no facebook e no Google + pra divulgação de blogs. Escreva algo chamativo nesses grupos para que as pessoas se interessem no seu post. Por exemplo, você fez um post sobre vestidos, então escreva "Olá galera, final de semana chegando e esse calor horrível está te atrapalhando a escolher um look legal pra sair? Que tal dar uma olhada nos modelos que vestidos que acabei de postar, tenho certeza que você não vai se arrepender." ao invés de apenas deixar "Tem post novo no blog". Tenho certeza que chamará muito mais atenção e terá mais visualizações. 

3. Não Seja Chato 

Como disse antes, existem grupos para divulgação, não precisa ficar pedindo curtidas/visualizações ou oque quer que seja no chat do facebook. Nem fique fazendo spam nos grupos. Por que isso só vai fazer você se queimar, ninguém gosta disso, ninguém vai olhar o seu post assim. 

4. Não Saia Correndo Atrás de Parcerias

Ganhar produtos das lojas deve ser muito legal e o sonho da maioria das blogueiras, mas pensa comigo, porque uma loja vai querer dar seus produtos pra uma blogueira iniciante? Eles nunca farão isso porque ainda não é lucrativo, ou seja, pra seu blog ser lucrativo a ponto de uma empresa te querer como parceiro, você deve postar bom conteúdo, ter visualizações, ter comentários, entre outras coisas mais, então dedique-se a fazer seu blog crescer, que as parcerias aparecerão. E isso pode levar tempo, mas não fique triste, você pode ir atrás das parcerias, mas faça isso quando seu blog estiver mais popular. 

5. Não Faça Plágio

Além de ser muito feio você plagiar o conteúdo de alguém, ainda é crime. Ou seja, nunca faça isso, eu sei que as vezes falta inspiração e não tem problema você olhar outros blogs pra se inspirar, mas se inspirar é uma coisa copiar é outra. A dica é leia vários posts sobre oque você quer escrever e depois escreva com suas palavras, procure as suas imagens. Faça algo diferente. 

6. Se organize

Não adianta nada você seguir as dicas acima se você não se organizar. Crie uma rotina, até mesmo pra poder ter tempo para fazer outras coisas. Se planeje, por exemplo se você estiver com um tempo livre hoje já escreva o post de amanhã e deixe salvo, isso ajuda bastante, porque pode acontecer imprevistos no outro dia que podem te atrapalhar a postar. 

7. Seja Atencioso Com Seus Leitores

Gente, isso é extremamente importante. Responda todos os comentários que fizerem no seu post, porque se a pessoa usou o tempo dela pra comentar é porque ela gostou ou se interessou pelo seu blog, aí se ela retorna no blog e vê que seu comentário não foi respondido, ela logo pensa que você não esta nem aí pra quem comenta. 

8. Erros de Português 

Deve-se tomar muito cuidado em relação a isso, porque um texto com erros graves de português ninguém merece, isso passa uma péssima visão pro seu blog, lojas reparam isso, assim ninguém vai querer fazer parceria com um blogueiro que escreve errado. Por isso se tiver dúvida, procura no Google como escreve a palavra, não custa nada e ajuda muito. 

9. Layout Desorganizado / Muito Colorido

Seu blog não esta tendo todo o retorno que gostaria? Não desista, o problema pode ser a sua divulgação, ou erros no layout. Um layout desorganizado, ou muito pesado pode ser o problema, dê preferência a layouts mais clean, ou seja, mais limpos. Você não precisa comprar um logo no início do blog, tem vários de graça na internet, e o blogger permite fazer várias modificações nos templates que eles disponibilizam. Outra dica, não use cores escuras como plano de fundo, nem textos muito coloridos, pois atrapalha a visão e assim o leitor logo sai do seu blog. Procure algo agradável aos olhos de todos.  

10. Faça Por Amor

Por último e não menos importante. Não crie um blog só pra ganhar dinheiro e ficar famoso, crie um blog porque você gosta. Tudo que se faz por amor da certo, escreva oque você quiser, não pense em agradar os outros e sim fale de coisas do seu dia a dia, de coisas que você gosta. Use o blog como um espaço seu, e tudo se torna mais fácil e divertido. Não tenha medo de ser diferente, pelo contrário, ser diferente só vai te ajudar. 

Bom, é isso. Acredito que seguindo essas dicas e se dedicando ao seu blog você será um bom blogueiro e alcançará seus objetivos, desejo sucesso a todos. 
Caso queiram que continue dando dicas sobre vários temas pra ajudar quem ta no início do blog, deixe um comentário com oque quer, que farei uma série de postagens. 
Espero ter ajudado. 
Beijos! 

38 comentários :

  1. Ótimas dicas Mirela, mas creio que a mais importante é sobre fazer por amor. É o que justifica o ato de criar um blog, é um trabalho diário que temos que só vale a pena se realmente amamos. Criar um blog somente para fazer sucesso é pura frustração, afinal, até chegar a ser um blog de sucesso demora muito e se o único objetivo for esse, é frustração na certa.

    O gostoso é comemorar a cada novo comentário, nova curta, de maneira natural.

    Sobre a organização do layout tbm é muito importante, estou trabalhando nisso para melhorar o meu.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada coisa tem seu tempo, não adianta nada tentar forças as coisas pq elas só darão certo quando tiverem que dar. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Mirela. É isso aí... com pouco tempo de blog você já percebeu o fundamental. Sinal de bom senso. Acho que deveria continuar a postar dicas sim, você é muito boa nisso. Existem assuntos diversos pra isso.

    Quanto a lucrar com o blog, nunca foi minha intenção porque só escrevo textos, mas achei sua posição super correta.

    Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em continuar mesmo, porque vejo muita gente perdida. Em relação a lucrar com o blog acho que não tem problema nenhum, mas deve-se ter paciência e continuar se dedicando pra dar certo. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Mirela, adorei todas as dicas, são importantíssimas no nosso meio. Hoje divulguei um vídeo em que respondo a uma tag e a última resposta foi exatamente sobre o item 10, de escrever o blog com o coração, porque você ama o que faz e não porque mira sucesso, produto ou número de views.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Roberta, já vou assistir seu vídeo, sou uma grande fã sua. Acredito que se você faz o blog por amor as coisas são bem mais fáceis e se torna algo muito mais legal. Se o sucesso vir será ótimo, mas não deve-se apenas pensar nisso pq essas coisas demoram.
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, amei as dicas viu, tudo isso que você disse é verdade, tem blogueiras que visita o blog nem comenta direito, deixa o link do blog e diz que é para seguir, isso é chato mesmo! Parabéns linda, sucesso para você! amei seu blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito chato, me sinto totalmente desvalorizada quando fazem isso, porque passei horas escrevendo, editando e recebo um comentário assim? Muita sacanagem. Por isso deve-se sempre comentar algo relevante no post.
      Beijos

      Excluir
  5. Comentários indesejados são a pior parte, juro!!!!!!!

    http://glifeblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários indesejados são horríveis, penso assim faça pelos outros oque você quer que façam por você. Eu odeia comentários assim então não faço. Beijos!

      Excluir
  6. Olá, adorei as dicas. Irei colocar a maioria em praticas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Victor, fico feliz. Coloque em prática e depois diga se deu resultado. Beijos!

      Excluir
  7. Ótimas dicas Mirela, adorei. Concordo com você em todas as dicas e principalmente no faça por amor. Não adianta entrar nessa se não gostar né, não vale a pena.
    Todas blogueiras deveriam anotar esses "10 mandamentos aí" hahaha pra nunca esquecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fazer por amor é o mais importante. Porque só assim pra dar certo. Beijos!

      Excluir
  8. Mirela adorei o post, todos os topicos que você disse são muito importantes mas teve dois que me identifiquei bastante. Um é sobre o layout, notei que depois que eu abandonei o fundo de tela preto e o layout desorganizado as coisas parecem ter dado mais certo, tenho mais visualizações e comentarios. E quando eu comecei a ser autentica, e postar coisas do meu dia-a-dia e não só cópia, cópia de blogueiras top achei que a coisa começou a fluir. Fale mais sobre dicas para blogueiros, adoroooo!!!

    hardbanger.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, fico feliz que tenha gostado. Realmente quando a gente faz porque gosta e fala do nosso dia a dia tudo fica mais fácil e divertido. Vou continuar postando sim, espero que ajude muita gente. Beijos!

      Excluir
  9. Ótimas dicas. Sobre a divulgação concordo plenamente ..beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas, estou iniciando e as dicas foram proveitosas! Fazer por amor é o mais importante! E acho que o mais necessário também! Acompanhando seu blog! beijos ;¨*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer por amor com certeza é o mais importante, porque o blog exige muito do seu criador, por isso se não gostar é melhor nem começar.

      Excluir
  11. Adorei, de verdade. Ás vezes fico desanimada, penso em mil coisas, mas logo lembro do amor que tenho por isso, gosto muito do que faço. Acho que muitas pessoas deveriam ler isso. Fico triste quando vejo quando alguém desmerece meu trabalho, quando recebo spam, mas logo lembro que críticas e esse tipo de coisa faz parte... Enfim, obrigada, e sucesso pra você!
    http://sonhosdalori.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não desanima. Todo mundo passa por isso, o importante é continuar. Se o blog te faz bem continue e seja feliz, essas pessoas que só sabem fazer spam não vão pra frente, mas você pode ir! Beijos!

      Excluir
  12. Pra mim o mais chato hoje em dia é quando você entra em um blog e é tudo lindo, mas a pessoa erra 9 de 10 palavras que escreveu! Isso dá uma dor no coração enorme! Eu sou muito crítica em relação à isso, se eu entrar em um blog que as coisas são escritas de forma errada, não volto nunca mais!
    Algumas meninas se recusam a admitir que estão errando, é triste quando tentamos ajudar e recebemos patatas né. Mas suas dicas foram ótimas, espero que todas leiam com atenção e sigam!
    Beijos
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu suporto até um erro de português, aqueles erros bobos, mas se a pessoa escreve tudo errado eu logo saio nem termino de ler, a pior coisa que tem é você entrar num blog cheios de erros de ortografia. Beijos!

      Excluir
  13. É isso tudo que eu penso e foco a cada dia para melhorar meu blog.

    ResponderExcluir
  14. Nota:08
    Arrasou prin!
    #BrincadeiraDeBlogueira
    Visite meu blog: http://ocotidianodeumaadolescentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Me ajudou muito. So incoante aqui com meu blog tem pluco mas de uma sema e adorei saber das dicas

    www.eriikaleao.com.br

    ResponderExcluir
  16. Dicas fundamentais! Toda blogueira deveria ver isso, principalmente na parte de parcerias hahaha
    O que mais detesto são os erros de português e o layout desorganizado! afff
    Beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laise, pois é as pessoas fazem o blog achando que vão ficar ricas sem esforço nenhum. É muito importante ter um layout limpo e organizado! Beijos

      Excluir
  17. Ótimas dicas.
    Realmente tem muita gente que posta no Blog para seguir e mau leem o que você está publicando.

    http://elisandra-drehmer.blogspot.com.br
    Beijos,
    Elisandra

    ResponderExcluir
  18. Adorei as diicas.. estou bem no comecinho e não sei muito bem a lidar com as críticas que até então não apareceram... Gostei muito... beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Marina, se precisar de ajuda pode me procurar! Beijos!

      Excluir
  19. Gracinha suas dicas, super coerentes. Sou blogueira iniciante e estou sempre a procura de melhorar meu cantinho que amo muito. Não sei se já tem aqui no seu blog, mas queria dicas de layouts free, o meu esta com erro nos comentários e não aparece pra mim :( .
    Parabéns pelo seu blog amei.Beijos!

    http://garotadearies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Paulla, espero que você consigo consertar esse problema, eu to preparando um post com alguns layouts legais! Beijos!

      Excluir