Posts Recentes

22 de março de 2015

Indicação de Filme #8

             SCARFACE
     Olá Leitores do Blog Vita Insanis, antes de mais nada, justificando minha falta na semana passada (passei por um resfriado muito forte), vou fazer a resenha de um dos melhores filmes que já assisti, logo pra não perder o costume de bons filmes e pra também dar uma ótima opção pra vocês, e esse com toda certeza sem chances de decepcionar: Scarface. A toda regra, óbvio que há exceções, talvez as pessoas que julgarem exageros em Scarface, e dizerem não ter gostado do filme, provavelmente será porque não gostam de filmes violentos dimais, ou não gostam de ver cenas muito pesadas, ou o principal motivo, "nunca assistiram Scarface com o áudio original" (Ou seja, assistiram o filme na pior dublagem da história do cinema). Sim, são dois filmes exatamente diferentes (Scarface dublado e Scarface Legendado), e estou insistindo nisso antes mesmo de começar a escrever a resenha para taxar como obrigatório que assistam a Scarface, apenas com o áudio original, e não caim na ideia de arriscar a cópia dublada, no decorrer da resenha vou explicar o porquê exatamente dessa diferença gritante de sensações.

      Pra começar, o dilema, sobre o gênero de Scarface, seria um "Drama/Ação", "Drama Policial", "Drama Thrash" ? Já escutei muitas taxações sobre o gênero que pra mim é mais um daqueles grandes filmes de gângsters, seguindo a linha de outros grandes sucessos. Scarface (1983) é uma refilmagem do filme Scarface de 1932, escrito por Oliver Stone. Scarface é dirigido pelo aclamado diretor Brian De Palma, e estrelado por um dos maiores atores da história do cinema, Al Pacino, nessa altura já consagrado principalmente por sua inesquecível atuação no clássico O Poderoso Chefão. Scarface é um filme violento, disso não tenham dúvidas, e o mundo em que é ambientado também. E é exatamente por retratar com muita veracidade o perigoso e sanguinário mundo do tráfico de drogas que o grande filme dirigido por Brian De Palma acerta em cheio e agrada bastante. É claro, o carisma e o talento de Al Pacino na criação de um personagem absolutamente fascinante, por mais nojento e sem escrúpulos que seja, colabora e muito para o sucesso do filme. E é justamente este personagem que, aliado à violência gráfica (que gosto de a classificar com "thrash") e a dinâmica das cenas criadas por De Palma, consegue fazer de Scarface um filme empolgante.


     Para entender o enredo do filme, vamos lá com um pouquinho de história. Em 1980 Fidel Castro abriu o porto de Mariel em Cuba, para que algumas pessoas se juntassem as suas famílias nos EUA. Enquanto bancava o Samaritano, Castro enviou no meio das 125.000 pessoas que desembarcaram na Flórida, muitos dos seus mais perigosos criminosos, exportando assim parte da taxa de criminalidade de Cuba para os EUA. No meio dos recém chegados estavam Manny Ray(Steven Bauer) e Tony Montana(Al Pacino). Scarface começa, acertadamente, descrevendo a situação política que levou o criminoso Tony Montana de Cuba até os EUA. E o mostra junto com seu amigo Manny já exilados, deixando claro em que circunstâncias aquelas pessoas estavam deixando o país de Fidel, resultando numa invasão de criminosos latinos em Miami por volta do inicio dos anos 80. 


    Após alguns dias tendo que viver em alojamentos precários reservados aos cubanos (e trabalhando até de cozinheiro em uma lanchonete), Manny procura Tony com uma proposta: um amigo de Manny forneceria vistos americanos a eles desde que matassem um político que acabara de chegar ao acampamento. Tendo em mãos a oportunidade de começar a vida na América, Tony aceita o trabalho. Já com os vistos em mãos e trabalhando então numa lanchonete, Tony e Manny, têm a oportunidade de através de uma entrega de drogas, começarem a viver o "Sonho Americano".


     Depois de realizar diversos "bicos"(na verdade crimes) juntos a seu amigo Manny, com um intuito de juntar uma grana, Tony começa a fazer pequenos trabalhos para um chefão do tráfico de drogas, Frank Lopez (Robert Loggia), que logo gosta de seu temperamento explosivo e disposto (que escondem uma ambição sem limites), e em pouco tempo sobe na organização criminosa, aprendendo todos os detalhes e macetes do meio, enquanto suas ambições e pretensões aumentam ainda mais. Ao mesmo tempo, Tony acaba de envolvendo com a esposa de seu chefe, Elvira Hanckoc (Michelle Pfeiffer), o que ocasiona muitos problemas e instabilidade nos negócios com Frank, fato que acaba levando Tony a decidir cuidar particularmente de seus próprios negócios.
      Em meio a assassinatos a sangue frio, e missões envolvendo tortura e trocas de informações, Tony Montana chega ao topo do império da cocaína em Miami trabalhando ao lado do barão da coca Alejandro Sosa e ganha cada vez mais poder e dinheiro, entretanto começa a ter problemas devido ao seu próprio vício em cocaína, e por problemas pessoais com sua irmã Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio). A situação só tende a piorar, com problemas com o imposto de renda e fiscalização federal, o que acaba afetando indiretamente Tony Montana e aos poucos todos esses problemas o levam a ruína.


       Scarface apresenta o mundo do tráfico de forma crua, sem jamais tentar discuti-lo, se resumindo a mostrar da forma mais violenta possível como se vive neste meio. Desta forma, evita criar um debate, por exemplo, sobre os motivos que levam alguém a vender, comprar ou utilizar drogas. Mostrando a ascensão e queda de um dos maiores criminosos já retratados em um filme. Scarface consegue causar impacto através de imagens chocantes, realistas e extremamente violentas. Por outro lado, cria empatia com o espectador, graças a um personagem que mesmo sendo uma pessoa absolutamente desprezível do ponto de vista ético e moral, consegue ser fascinante. O mérito é da excelente direção de Brian De Palma e da grande atuação de Al Pacino (A melhor desenvoltura de um ator vivendo um drama/policial, sem dúvidas).
      Scarface foi censurado em vários países devido ao seu alto teor de violência e linguajar considerado obsceno para a época. Então provavelmente se você não gosta de filmes muito violentos, ficará ofendido(a) ao assistir Scarface. O palavrão "Fuck" é dito mais de 200 vezes, em todos os contextos possíveis, e claro adequadamente embutido em situações onde lhe cabia o uso, porém na cópia dublada de Scarface, o que percebemos é uma descaracterização total do teor violento e agressivo dos diálogos mais intensos do Filme, substituídos por uma linguagem digamos um pouco mais "educada" (como por exemplo trocando um original "Foda-se" por um "Vai se danar", e por ai vai), fato que detona com a intensidade "Thrash" e violenta do Filme, causando uma espécie de efeito censura nas pessoas (por isso fujam de Scarface Dublado).


     A ambição de Tony Montana o levou ao topo e também o derrubou. A ambição de Brian De Palma e Al Pacino nos brindou com um grande filme. E este não vai cair, nem mesmo com o tempo. Não deixem de assistir, porque esse Filme é (como diria Tony Montana) "Foda" !!! Forte Abraço :)

Título Original: Scarface
País de Origem:
EUA
Gênero: Drama/Policial/Ação
Ano: 1983
Duração: 170 minutos
Diretor: Brian de Palma
Elenco: Al Pacino , Steven Bauer, Michelle Pfeiffer , Mary Elizabeth Mastrantonio , Robert Loggia , Miriam Colon, F. Murray Abraham, Paul Shenar, Harris Yulin , Ángel Salazar

20 comentários :

  1. Gostei da sinopse do filme! E do comentário extenso, um resumo empolgante! Não conheço a história e o filme Scarface juntamente com Al Pacino. Mas certamente isso me instigou a assistir o filme. Me parece um filme bem feito, com detalhes antigos mas uma história autentica ao nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae meu amigo Rovert !!! Bem diferente claro daqueles horreres Thrash que a gente assistia juntos né !!! ahahhahahhaha ... Mas com muita violência e uma grande atuação de al Pacino, quando der assista, não deixe de conferir Scarface. Tem um enredo muito bacana, com a charmosa Miami dos anos 80 como cenário !!! Valeu, abraço :)

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu nunca ouvi falar do filme, gostei muito do jeito que você descreveu ele, chamou bastante a minha atenção, não só você, mas a sinopse despertou minha curiosidade e vou vê se encontro ele na Netflix kkkkkk :D!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Victor tudo bem sim !!! Muito obrigado, cara coincidentemente a última vez que assisti Scarface também foi na Netflix, vai encontrar por lá sim, e pode ter certeza que vai curtir muito. Lembre-se de contar pra gente o que achou depois de assistir. Forte abraço !!! :)

      Excluir
  3. Olá. Já ouvi falar muito bem desse filme, mas nada havia me chamado atenção... Bom, até agora. Estou louca para ver o filme! haha
    http://www.simplesmenteinsolita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ema !!! Nossa o seu comentário transmitiu exatamente aquela sensação que eu gosto de causar nas pessoas, vontade de assistir as indicações, só pelo fato de dar uma lida na resenha. Pode ter certeza que você vai gostar muito de Scarface, coloque no topo da sua lista de próximos filmes que pretende assistir, vai curtir muito. Volte para nos contar o que achou depois. Beijoo :) !!!!

      Excluir
  4. Adorei a sinopse. O áudio original realmente faz toda a diferença né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina !!! Que ótimo que gostou da resenha. Procurei deixar bem claro esse detalhe do áudio original, justamente para alertar as pessoas que pretendem assistir Scarface. As dublagens dos anos 80 não eram das piores, mas como todas as dublagens insistem em censurar dimais os diálogos do filme, interferindo e comprometendo o teor que o filme pretende transmitir. Não deixe de assistir, e conte-nos depois !!! Beijoo :)

      Excluir
  5. Filme fantástico! Depois de "Um Dia de Cão", um dos melhores de Al Pacino. Ótimo post!

    abraço

    marcelokeiser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Marcelo, valeu pelo comentário. "Um Dia de Cão" também é muito bom, Al Pacino sempre categórico em todas as suas atuações. Valeu :)

      Excluir
  6. Olá;
    Já ouvi falar desse filme mas não tinha me interessado muito.
    Gosto daqui por isso, as resenhas de vocês são muito boas e completas e nos deixam curiosos para assistir.
    Vou ver esse com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane !!! Grato pelos elogios, espero que agora você enfim se interesse por Scarface, e assista assim quando puder. E depois conte-nos se gostou !!! Beijos :)

      Excluir
  7. Scarface é bem bom, vi faz bastante tempo, nem lembrava direito das cenas, mas lembro que achei legal, e olha que normalmente não sou muito fã deste estilo de filme.. hahahah vocês tão indicando cada filme que: <3

    Isadora Adora | www.isadoraadora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Isadora !!! Que bom que achou legal, Scarface mesmo sendo extremamente violento, ainda assim chama a atenção das pessoas que não gostam muito desse gênero, pela história e o drama envolvidos, além das atuações impecáveis, principalmente a do Al Pacino !!! Beijos :)

      Excluir
  8. Scarface é um excelente filme, um pouco de tudo e muito mais, acho que a ultima vez que vi tinha 15 anos, kk.


    http://itglossandglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei moça !!! Sim, Scarface é muito bom, temos gostos bem parecidos hein. Quando puder, assista de novo !!! Beijo !!! :)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adoro o fato de você sempre indicar filmes bem cultos, bem antigos, meu pai adoraria teus posts, sem dúvidas! haha
    Eu nunca ouvi falar, vou procurar mais um pouquinho, ver se dá pra baixar e ver com o coroa, que ele vai amar! haha
    Beijocas
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bia !!! Muito grato pelo elogio a coluna "Indicações de Filmes" . Procure e baixe para assistir com seu pai, vai encontrar também em Bluray !!! Beijo :)

      Excluir
  10. Já tinha visto a propaganda deste filme em um canal que minha mãe assiste, o TCM, mas confesso que nunca tive vontade de ver, por não gostar do gênero. Quem sabe depois de ter lido a sua indicação, que por sinal foi muito bem escrita e incentivadora, eu decida ver. Bjs
    www.poramandamidori.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda. Também já assisti Scarface no TCM, eles sempre passam. Aposto que sim agora que leu a resenha vai querer com certeza assistir, e volte para nos conter se gostou !!! Beijo :)

      Excluir