Posts Recentes

8 de março de 2015

Indicação de Filme #6

O Show de Truman

     Olá Leitores do Blog Vita Insanis, continuando com as nossas indicações semanais de filmes, hoje com um Drama com uma pitada de comédia, na verdade uma comédia séria (como a crítica gosta de classifica-lo): O Show de Truman. Me lembro que assisti esse filme pela primeira vez na casa da minha avó no começo dos anos 2000, no Videocassete. O atendente da locadora me indicou esse filme, e disse que estava sendo muito procurado, até pela presença de Jim Carrey como personagem principal, até esse momento muito famoso por suas inúmeras comédias de sucesso, nos anos 90. Mas noção mesmo da grandeza de o Show de Truman, só pude ter depois de assisti-lo várias vezes, não que na primeira eu não tenha gostado, mas quando vi mais vezes, com mais calma e com áudio original, pude entender os pequenos detalhes e paradigmas que foram impecavelmente construídos. O Show de Truman assim como as outras indicações, faz parte também daquele Rol de Filmes que me marcaram positivamente, e que considero imprescindível na lista de Filmes de qualquer amante de cinema.

      O Show de Truman é um filme dirigido por Peter Weir, um diretor australiano (mesmo diretor da "Sociedade dos poetas mortos", filme que em breve estará figurando aqui nas indicações), que tem por característica passar aos seus filmes, uma filosofia de idealismo e inconformismo, sempre demonstrando espanto diante da estrutura social em que cada um de seus personagens vive. E em O Show de Truman, Peter Weir mantém essas características, mas também assume tom sarcástico ao retratar a profundidade do aprisionamento dos homens ao sistema que os cega e os atrela à condição de pouco mais do que autômatos. É o que se pode chamar de "comédia séria"(assim como a crítica insistiu ao classificar o filme), pois harmoniza momentos engraçados a um conteúdo de valor inegável. 

      O filme, que apresenta Jim Carrey como Truman Burbank, é uma crítica ácida à grande mídia e ao sistema capitalista que se serve da indústria cultural para propagar os valores (em sentido ampliado) que o sustenta. Truman seria um homem comum, não fosse o fato dele ser o astro de um programa de televisão, o Truman Show, transmitido vinte e quatro horas por dia. Vendido por sua família ao nascer, a um produtor de televisão, Christof (Ed Harris), o protagonista foi encerrado nos limites de uma cidade cenográfica onde passou a viver. Todos que o rodeiam são atores, seus companheiros de trabalho, amigos e até a esposa. Nada é verdadeiro. Cada ação que envolve sua vida é prevista e ensaiada, cada fato é manipulado pelo todo poderoso Christof que filma e divulga as imagens da intimidade de seu personagem real por aparelhos de TV, enquanto Truman nada percebe.
    Vivendo sua existência com rede de proteção, Truman, aos poucos, nota que há algo de estranho. Incoerências sutis, constâncias suspeitas, falta de espontaneidade, fatos insólitos, pequenos descuidos dos figurantes e mesmo a falta de habilidade da esposa/atriz Meryl Burbank (Laura Linney) denunciam a irrealidade. Truman percebe que está preso em uma "bolha" e tenta dela escapar de todas as maneiras, mas sempre volta a ser nela lançado. Todo o seu drama é televisionado e seguido por um público ávido, que reage como a um personagem fictício, não diferenciando realidade de ilusão.
     O Show de Truman mostra o quanto o sistema capitalista usa dos meios de comunicação, no caso da televisão, e o quanto ela molda a sociedade em benefício do próprio sistema, transformando as pessoas em seres passivos, sem senso crítico, distanciadas de sólidos princípios éticos e morais e, acima de tudo, cegas à ação do que as condiciona. Eu acho essa proposta muito válida até porque percebemos isso aqui na grade de programação dos canais de televisão  aqui no Brasil (com programas de entretenimento em moldes de confinamento como o Big Brother Brasil, que por sinal alienam as pessoas quase que da mesma forma apresentada no filme). A falta de reflexão joga a humanidade em um buraco sem fundo sem que os indivíduos sequer percebam, pois estão entorpecidos por um ritmo de vida frenético e por veículos de comunicação manipuladores que lhes dizem como se comportar e o que pensar, enquanto atolam a todos em enormes volumes de lixo que chamam de cultura ou de entretenimento. 
      Numa visão geral O Show de Truman apresenta todos os elementos para ser uma obra inesquecível, as críticas ao sistema implementam e endossam ainda mais o coro daqueles que assim como eu não concordam com essa alienação toda provocada por esses programas televisivos de "espiar" a vida alheia e passar horas encantado por esse hábito esdruxulo. Outro destaque do Filme é a cidade cenográfica que é muito bem construída, o que contribui para que nós possamos ter essa impressão de que realmente está acontecendo uma situação de "TV na TV". E claro não posso deixar de destacar a atuação impecável de Jim Carrey, que prova que quando deixa as comédias banais de lado e se dedica a papéis sérios mostra o quanto é competente. O Show de Truman definitivamente é um filme imperdível, se não assistiu ainda, coloque já na sua lista. Forte Abraço !!! :)
Título Original: The Truman Show
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Ano: 1998
Duração: 103 minutos
Diretor: Peter Weir
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone e Paul Giamatti

28 comentários :

  1. Noooosssa, já ouvi falar muito nesse filme e não tive a oportunidade de ve-lo.. e que hostória eiim ? Deu vontade de ver depois de saber como é... não deve ser nada fácil viver de forma pre meditada por alguem .bjoos
    alicenopaisdosimportados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, O show de Truman é um filme muito imersivo, você terá várias reações assistindo. Não deixe de assistir assim que puder, e volte e conte pra nós o que achou !!! Beijos. :)

      Excluir
  2. Ual esse filme deve ser muito bom com o jim carrey ainda , tipo pensar em fazer uma história onde o personagem está dentro de uma tv sem percebe e só depois consegue percebe assim isso é muito criativo *-* preciso de mais ver esse filme parece ser ótimo só a indicação já me encantou agora vou é assistir *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moça !!! Jim Carrey realmente se sai muito bem na pele desse personagem, quando assistir você constatará isso logo de cara. Também acho o roteiro do filme muito criativo, é um assunto muito polêmico que sim acontece em nossa realidade (tipos de alienação causada por programas que não agregam cultura). Se gostou da resenha, é claro que o filme vai mesmo te encantar, assista assim que puder e lembre-se de conta pra gente o que achou. Beijos !!! :)

      Excluir
  3. adorei a resenha, e já vi o filme, é bom (: embora eu nao seja fã de Jim Carrey, gosto muito de comedia.
    gostei da forma que escreveu, um beijo
    rhaquel-rocha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é muito bom! Eu enrolei muito para ver este filme, me arrependo disso, pois é realmente incrível, Jim Carrey me agrada tanto em seus papéis de comédia como nos mais sérios como este.

    Isadora Adora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora !!! Sim esse filme é muito bom, como você mesma destacou, Jim Carrey se sai muito bem em O show de Truman, com certeza é um dos melhores dele !!! :) . Beijos !!!

      Excluir
  5. Eu amo esse filme! Já assisti 4 vezes, sendo que a última foi com minha filha, que ficou de cara também. Jim Carrey arrasou! Excelente indicação!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leca !!! Eu também assisti umas 4 vezes. Não deu a impressão de entender ainda melhor a temática e a reflexão sobre o tema central do Filme depois de ter assistido várias vezes ? Jim Carrey é muito bom, e num papel mais sério provou ser um ator completo. Muito Obrigado !!! Beijo :)

      Excluir
  6. Anotei aqui, não assisti ainda. AChei o post super completo
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, muito obrigado, que bom que gostou. Coloque sim na sua lista, e depois de assistir conte-nos o que achou !!! Beijo :)

      Excluir
  7. Assisti esse filme quando eu fazia faculdade, e assim, achei bem cansativo de assistir. Mas apesar disso, não posso negar, que a temática é muito boa, e a abordagem causa reflexão.

    http://www.sushibaiano.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae meu amigo, A temática é sim muito boa, e como você disse a abordagem causa momentos reflexivos quando estamos assistindo. Acho que você achou meio cansativo, por ter esse ar de comédia séria, e não ter cenas muito intensas a todo momento !!! Forte Abraço. :)

      Excluir
  8. Olá! Adorei a forma que descreveu o filme. Meu namorado adora esse gênero e vou indicar à ele, tenho certeza que vai adorar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, grato !!! Aposto que seu namorado vai gostar muito desse filme, depois conte-nos o que el achou, obrigado !!! Beijo. :)

      Excluir
  9. Oiiee! eu ainda não vi esse filme, mas vou me programar para ver!!!! adoro esse gênero de filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuane, que bom, não deixe de assistir, assim que puder e nos conte o que achou !!! Beijo. :)

      Excluir
  10. Acho que já ouvi falar bastante, porém nunca assisti rs
    Vou procurar, só de saber que o Jim Carrey trabalha já da vontade de conhecer! haha
    Beijocas
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia Santos, esse filme é muito bom, vale muito a pena conferir. Quando assistir conta pra gente o que achou !!! Beijo :)

      Excluir
  11. oi linda amei tuas indicação, vou ver os filmes, eu amo um programa que da para ver muito filmes, vou da uma olhadinha nesse filmes e depois te conto um mega beijo
    www.jaquelinerosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, muito obrigado, que bom que gostou das indicações. Assisti sim e conta pra gente claro, sobre o que achou. Mega Beijo !!! :)

      Excluir
  12. Nossa, que filme legal, não o vi ainda, mas depois de ler me deu até vontade de procurar para assistir, imagine, toda sua vida ser uma farça?

    http://itglossandglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, o filme é muito bom, pode procurar e conferir, realmente o roteiro causa essa sensação mesmo em quem assiste, a vida dele é rastreada desde a infância, em torno de uma ficção !!! Assista e depois conte-nos o que achou. Mega Beijo !!! :)

      Excluir
  13. Esse filme é incrível e a atuação do Jim é fenomenal! :D Um filme antigo que vale a pena ser reassistido pois faz pensar sempre! :D
    Beijo, Yasmin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin Bueno, realmente a atuação de Jim Carrey em O Show de Truman foi excelente. Vale muito a pena assisti-lo mais que uma vez !!! Beijo :)

      Excluir
  14. Assisti esse filme depois que meu professor de Filosofia recomendou, e logo de cara adorei a história. Lembra muito o Big Brother, e como as pessoas passam horas na frente da televisão observando a vida dos outros e falando/agindo como se participassem dela. Sempre que assisto, fico me perguntando como seria se isso fosse uma história real e como o Truman reagiu depois que conseguiu sair de lá (com certeza, não foi nada fácil, já que todo mundo na rua sabe quem ele é). Gostei da sua crítica, e sou fã do Jim Carrey, tanto que já fiz um post sobre alguns filmes dele no meu blog. Se quiser conferir:
    http://thaisnacidade.blogspot.com/2015/03/10-filmes-do-jim-carrey-para-se-divertir.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também imagino como foi depois que ele sai do estúdio, imagino que deve ter sido bem difícil se deparar com o mundo real.

      Excluir