Posts Recentes

1 de março de 2015

Indicação de Filme #5

SILVERADO

   Olá Leitores do Blog Vita Insanis, continuando as nossas indicações semanais de filmes, hoje com um de um gênero que eu gosto muito, e aposto que muitos de vocês também, um bom e velho Faroeste: Silverado. O gênero sempre me foi familiar, pois sempre gostei muito de assistir as sessões aventura que passavam regularmente a tempos atrás, hoje porém o gênero sofreu um desgaste devido a excessiva tecnologia que comumente é empregada nas produções, e claro o desgaste também veio com a geração atual de fãs que preferem muito mais os filmes de super heróis, e romances baseados em livros famosos. Em 1985 (ano de lançamento de Silverado), o gênero ainda estava nos holofotes, porém já estava sofrendo muitas críticas e sendo considerado um tema batido dimais (devido ao grande número de filmes do gênero produzidos nas décadas anteriores), mas Silverado prova o contrário, trazendo de volta o Faroste clássico (também classificado pelos fãs como "bang-bang"), muito bem recebido pela crítica da época, e trazendo um elenco estelar com nomes como Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda), Scott Glenn (O Silêncio dos Inocentes), Kevin Costner (O Guarda-costas), Danny Glover (Máquina mortífera), Jeff Goldblum (Jurassic Park).

     Silverado mostra bastante ação e tiros, já se iniciando a mil por hora, com um tiroteio um tanto quanto irreal, em que o personagem Emmett (Scott Glenn) esbanja habilidade com suas armas (rifle e pistola). E não é só o começo: durante todo o percurso do filme é mostrado mais momentos de habilidade e de heroísmo. Além de momentos de ação, já é de se esperar em um faroeste uma boa fotografia, aproveitando a boa colocação dos personagens. Vale destaque a direção segura e atenta a detalhes do diretor, e o roteiro por ser muito bem construído se encaixa perfeitamente a cada perfil; os diálogos foram muito bem trabalhados (algumas passagens até com certo teor humorístico); uma trilha sonora convincente, e caprichada (com temas dignos de um bom Faroeste); e boas interpretações de acordo com cada personagem, do grande elenco que trabalha no filme.


     Na história do filme, quatro homens têm seus caminhos cruzados durante uma viagem que realizavam: os irmãos Emmett e Jake (Scott Glenn e Kevin Costner, respectivamente), o pistoleiro Paden (Kevin Kline) e o cowboy "Negro Mal" (Danny Glover). Todos estes foram expulsos da cidade de Turley pelo xerife Langston (John Cleese), devido a uma série de acontecimentos (e dentre tais acontecimentos estão fugas de prisão e casos envolvendo racismo). Com as expulsões, o grupo ruma para Silverado, cidade que possui o xerife corrupto Cobb (Brian Dennehy), o qual também é "velho amigo" de Paden. Lá, o xerife espalha o terror e então o grupo tentará impedir a ação de Cobb.


    Algo que despertou (e muito) a minha atenção neste filme foi um conflito quase inexistente em filmes de faroeste, saindo totalmente dos clichês, algo que serve até de lição na sociedade em que vivemos atualmente: enquanto em Faroestes mais antigos eram abordados temas de conflitos entre índios e brancos, em Silverado o racismo contra negros toma espaço. Um exemplo é de quando o personagem "Negro Mal" briga em um bar e é totalmente culpado pelo xerife Langston, sendo que este nem sequer sabia o que havia lá acontecido.

    O melhor de Silverado, porém, são as cenas de ação. O diretor Lawrence Kasdan certamente catalogou todas as sequências que rotineiramente eram usadas em faroestes e as colocou no roteiro. Desde estouro de boiada, passando por perseguições a cavalo, caravana de assentadores, lutas em saloon, fuga de prisão, faca escondida na bota, cowboy de ceroulas, a presença macabra da forca, a casa incendiada, até chegar ao duelo final na cidade deserta com a igreja branca ao fundo, nada foi esquecido em Silverado (uma seleção de clichês, que ao contrário do que possa parecer, deixa o filme ainda mais divertido). E os personagens arquetípicos frequentes em centenas de faroestes são facilmente reconhecidos, a começar pelo parrudo e corrupto xerife, como já citei (xerife Langston). O personagem de Kevin Costner (Jake) é uma soma de todos os melhores mocinhos do cinema, saltando sobre o cavalo, ou mesmo na cena em que ele dispara ao mesmo tempo para a esquerda e para a direita acertando dois bandidos simultaneamente.

      Há frases muito boas de cortante ironia e outras exemplarmente construídas dando perfeita consistência ao roteiro. Além disso, há uma simetria de relações entre personagens jamais vista em qualquer outro faroeste, autêntico jogo de xadrez em que cada mocinho têm não só um inimigo especial mas também um envolvimento emocional com uma determinada mulher, deixando o filme ainda mais envolvente. Em meio a teores de humor, de ação e um pingo de drama, Silverado acaba por tornar-se um filme que tentava se alavancar nos tempos em que filmes de Faroeste estavam sofrendo desgaste, e conseguiu, e hoje é considerado um clássico do gênero. Recomendo Silverado, pois assisti inúmeras vezes, e a impressão que ficou e que não sai mais, é de um filme divertido, que sempre uso como referência dentro do gênero Faroeste, e um dos meus preferidos. Grande abraço, e bom filme !!! :)








Título Original: Silverado
País de Origem: EUA
Gênero: Faroeste
Ano: 1985
Duração: 133 minutos
Diretor: Lawrence Kasdan
Elenco: Scott Glenn, Kevin Costner, Kevin Kline, Danny Glover, Jeff Goldblum, Linda Hunt, Rosanna Arquette, Brian Dennehy, John Cleese, Joe Seneca

14 comentários :

  1. pra ser sincera eu não gosto desse tipo de filme então não me interessei muito ;-; , mas é muito boa suas dicas e o filme mesmo eu não gostando muito parece que é bem legal , parabéns pelo post beijinhos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, fico feliz que gostou !!! Muito obrigado !!! Beijos !!! :)

      Excluir
  2. Vou ser sincero, não gosto de filme assim, não se se é faroeste, mas se for não gosto. Gostei do post e você está de parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor Tadeu, que bom que gostou, valeu, abraço !!! :)

      Excluir
  3. O faroeste teve sua época de ouro e sofreu esse desgaste devido a novidades cinematográficas como foi citado, o que já era esperado em razão da exaustão pelo excesso de exibição que gênero sofreu. Tudo era faroeste além do âmbito do cinema, como comerciais, séries de tv, etc. É sim um grande atrativo hollywoodiano, mas confesso que não faz meu gênero, sou fã de filmes de terror e suspense. Entretanto, concordo que o gênero tem seus atrativos e seus fãs fiéis. Quanto ao filme, já ouvi falar em Silverado, é bem famoso, mas não vi. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda Midori, muito boa a sua visão sobre a realidade das produções, também concordo. O Faroeste teve um período muito aclamado, e hoje em dia entrou pra galeria das coisas consideradas "pérolas do passado", e raramente nos dias de hoje vemos uma produção gabaritada de Faroeste ser lançada. Silverado é muito divertido, e mesmo não tendo essa afinidade como você mesma disse, vale a pena assistir. Beijos !!! :)

      Excluir
  4. Infelizmente como o pessoal acima, também não sou muito fã desse estilo :( mas é coisa minha mesmo, pois deve ser interessante, já que as indicações do blog são boas.

    http://www.isadoraadora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora Nascimento, grato pelo elogio. De inicio admito que eu sabia que talvez as pessoas não receberiam muito bem essa indicação, pois como disse, o Faroeste é um gênero que ficou lá atrás e não vemos mais grandes lançamentos, por terem repetido dimais nas décadas anteriores. Porém resolvi indicar Silverado aqui na coluna "Indicações de Filmes", pois ter assistido diversas vezes. Não chego a ser um fã eloquente desse gênero, mas existe sim alguns filmes muito divertidos que marcaram muito, e Silverado esta nessa relação. Beijos !!! :)

      Excluir
  5. Gostei muito do post e das análises, não sou daquelas que assiste muitos filmes desse estilo, mas alguns são realmente muito bons e acho que faz várias pessoas mudarem de opinião. Como ainda não vi esse, pretendo ver em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, grato !!! Mesmo o gênero estar atualmente bem desgastado, pode ter certeza que assistir um Faroeste bom como Silverado, em certas horas, acompanhada de pessoas legais (pra trocar opiniões, sugestões), é muito divertido. Não deixe de assistir !!! Beijos. :)

      Excluir
  6. Adoro as indicações de filmes por aqui e sempre fico com vontade de assistir pois vocês realmente indicam filmes muito bons. Confesso que nunca assisti um filme desse gênero pois achar que não faz meu estilo hahaha, mas como saber se não assistir né?
    Esse como vários outros já citados vai entrar na minha listinha para eu poder dar minha opinião melhor hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, gostei da sua sinceridade, não assistiu um Faroeste por não fazer o seu estilo, muito gente diz que não gosta por causa dos exageros, clichês, poeira, cavalos, enfim ... rsrsrs. Silverado é um Faroeste muito divertido, aposto que quando assisti-lo você vai mudar um pouco de opinião, pois não é um filme tão "coxinha" assim. Quando assistir conte-nos o que achou !!! Beijooo. :)

      Excluir
  7. Eu não curto muito esse estilo de filme, porém como sou estudante de design de moda eles são um grande acervo de figurino!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuane, Silverado desfila todo o Look Cowboy do velho oeste de ponta a ponta, acho que o que mais se destaca é o sobretudo do personagem do Kevin Kline (Paden), acho muito estiloso !!! Beijooo. :)

      Excluir