Posts Recentes

15 de fevereiro de 2015

Indicação de Filme #3

O ILUMINADO

     Olá Leitores do Blog Vita Insanis, dando continuidade as indicações semanais de filmes, vamos de clássico: O Iluminado! Antes de iniciar a breve resenha (sempre procurando dar o mínimo de spoilers possível), me sinto obrigado a salientar que mesmo que muitas pessoas fãs de Stephen King (assim como eu), coloquem milhares de defeitos no roteiro do filme de 1980 dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, devido a algumas diferenças no desfecho do filme em relação a trama original do livro no qual foi baseado (escrito por Stephen King e lançado em 1977), eu ainda assim considero um dos melhores filmes do gênero suspense que já tive o prazer de assistir. E que com toda certeza vocês não podem deixar de fora da lista de próximos filmes que vocês pretendem assistir.

   Dando continuidade, o filme é uma adaptação do romance de Stephen King, e mesmo "arrumando briga" com o autor, o diretor Kubrick fez uma verdadeira obra prima colocando elementos e paradigmas que tornaram o filme um verdadeiro clássico. No filme, Jack Torrance (interpretado pelo imortal Jack Nicholson), um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook, no qual pretende mudar-se com sua família. O hotel foi construído no local de um cemitério nativo-estadunidense e fica completamente coberto pela neve durante os longos invernos. Como resultado, o hotel permanece fechado entre novembro e maio. Seu filho Danny possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, e diz ouvir um suposto amigo imaginário, o que o leva a ter premonições aterrorizantes sobre o hotel, antes mesmo de terem chegado ao local. 
    Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural, ainda desconhecida. Durante o passar dos dias, enquanto Jack se envolve no projeto de escrever um livro que fazia parte dos seus planos durante a experiência como zelador do hotel, mas o projeto acaba não saindo do lugar. Enquanto isso Danny e Wendy, esposa de Jack, exploram os corredores e labirintos do hotel, que é enorme. Wendy fica preocupada com as linhas de telefone estarem sem sinal devido à forte nevasca e Danny tem visões ainda mais assustadoras que as iniciais. Jack, cada vez mais frustrado, começa a agir estranhamente e se torna propenso ao seu comportamento cada vez mais violento, afetando diretamente a sua convivência com seu filho e esposa, espalhando o medo e horror causado pelas pertubações que sofre.


   O iluminado é um filme que desafia os sentidos, que nos faz mergulhar em um mundo do qual temos até dificuldade de voltar tamanha a imersão que o filme proporciona. O Iluminado é realmente uma realização atemporal, de gerar intensos calafrios e ficar na mente por horas, ou até dias. Não deixem de ler também o livro do mestre Stephen King, que foi a obra usada para a elaboração do filme, e que pra muitos é até mais intenso e detalhista que o próprio filme, mas pra mim ambos foram clássicos e inesquecíveis com caráter próprio a cada obra. Que friooo !!!! ;)


Título Original: The Shining
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense

Ano: 1980
Duração: 146 minutos
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: 
Barry Nelson, Danny Lloyd, Jack Nicholson, Philip Stone, Scatman Crothers, Shelley Duvall

18 comentários :

  1. O filme é um clássico e Jack Nicholson arrebenta em qualquer filme. Nunca li o livro mas assisti ao filme há muitos nãos atrás e na minha opinião é excelente.

    http://www.vidacasaebeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, completamente clássico, e concordo com você, todos os filmes do Jack nicholson são muito bons !!! :)

      Excluir
  2. Nunca asssisti e nem ouvi falar desse filme ! mais pelo post achei ele super incrivel e irei assisti-lo o mais rápido possivel , beeijos

    www.apos16.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katiane assista assim que puder, esse filme é excelente! Muito bem atuado e muito bem dirigido! Beijos

      Excluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de assistir esse filme, mais lendo a resenha é bastante interessante, tenha uma ótima tarde.

    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2015/02/produtos-da-vitao-alimentos-e-delakasa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar, quando tiver um tempinho, vale muito a pena conferir esse clássico. Abraço !!!

      Excluir
  4. Que legal! Ainda não vi o filme nem li o livro que foi baseado, mas seu resumo me fez querer assistir pois amo suspense. E é engraçado né, mas eu sempre acho os livros beeem melhores que os filmes. ahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane vb, tenho a ligeira impressão que você achará o mesmo desse, o livro vai te causar comparações ao filme quase que inevitáveis. Mas ambos são muito bons, mesmo contendo pequenas diferenças. Não deixe de conferir as duas obras !!! Beijoo !!

      Excluir
  5. Oi Andrei
    Tenho um grave problema: pra mim, suspense é terror e eu morro de medo de filmes que servem para nos dar medo. Odeio tomar susto, sentir medo, essas coisas. Já ouvi coisas muito boas com relação a esse filme e ao livro, mas cade a coragem pra conhecer? haha
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Lary Zorzenone, poxa, tenta vencer esse medo só pra assistir esse filme, pois sem dúvidas é um dos melhores do gênero Suspense. O Filme tem algumas partes que causam uma curiosidade maior, e uma pequena sensação de ansiedade, mas não é daqueles terror thrash com cenas exageradas, ou forçadas. :)

      Excluir
  6. Por incrivel que pareça eu nunca assisti, mesmo sendo muito fã dos livros do Stephen e do trabalho do Jack Nicholson. Mas desse semestre não passa ;)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, então adicione a sua lista de próximos filmes, e quando assistir lembre de nos contar o que achou. Beijos !!! :)

      Excluir
  7. Achei inferessante, mas nao conhecia o filme nao gosto muito do estilo dele suspense mas cada uma tem seu gosto. Gostei muito do blog. Bjs

    www.eriikaleao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, obrigado pela visita, sinta-se a vontade, em breve terá mais indicações, talvez nas próximas você goste !!! :)

      Excluir
  8. Já vi, e apesar de ser um clássico dentro do género suspense - como disseste - eu não considerei nada de especial... :)
    Beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, Talvez eu realmente tenha insistido muito em rotular o filme como um clássico do gênero suspense na resenha, porém é o que eu acho. Sempre fui muito fã do Stephen king, e esse filme, em comparação aos outros que também foram adaptados ao cinema (que não conseguiram trazer bons resultados de crítica e de público), foi o que mais se destacou, e que mesmo ao contragosto do próprio autor, é o que se tornou o mais popular. Eu considero um suspense muito detalhista, e confesso que só fui perceber pequenos detalhes e começar a gostar muito do filme depois de ter assistido muitas vezes.
      Abraço Vanessa !!! :)

      Excluir
  9. Fico chateada porque me considero cinéfila e não entendo O Iluminado :( Ou melhor, entendo, mas não fica claro para mim o porquê de ser considerado uma obra prima tão genial. Help :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, assim como eu disse pra Vanessa, aposto que falta assistir o filme mais vezes, e prestar a atenção em todos os detalhes, com atenção redobrada, pois há muitos muitos pequenos detalhes que passam facilmente despercebidos. Eu demorei algum tempo também para perceber esses pequenos detalhes, precisei assistir algumas vezes. E claro de preferência sempre assistir o filme com o áudio original !!!
      Abraço Miriam !!! :)

      Excluir